quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Entenda o que é anorexia

 Ilustração: Saint Hoax

Nos últimos anos a anorexia nervosa (ou anorexia) vem ganhando espaço na mídia pois tem se tornado cada vez mais comum (com o crescente culto ao corpo, cada vez mais magro) e tem feito muitas vítimas, inclusive entre celebridades.

A anorexia se caracteriza por um medo irreal de ganhar peso, geralmente piorado à medida que o peso real diminui, onde a pessoa tende a reduzir a quantidade e variedade do que come, podendo chegar a recusar qualquer tipo de alimento. Há pessoas que chegam a deixar de escovar os dentes com creme dental por medo que o mesmo possa engordar.
São sinais de alerta para a anorexia:
  • IMC abaixo de 17,5,
  • medo de ganhar peso,
  • sentimentos de que se “está gordo” mesmo estando muito magro,
  • ausência de menstruação por 3 meses, sem motivo aparente.
A perda de peso nas pessoas com anorexia é conseguida principalmente através da diminuição da quantidade de comida ingerida, mas algumas pessoas podem iniciar "o regime" tirando de sua alimentação os alimentos altamente calóricos. 

Algumas vezes a pessoa acelera sua perda de peso com a auto-indução de vômito, uso de laxantes ou diuréticos e prática de atividades físicas intensas.


Imagem: Pinterest

Alguns fatos sobre a anorexia:
  • 90% dos casos são em mulheres
  • algumas profissões onde a magreza é exigida (especialmente bailarinas e modelos) demonstraram ter um risco mais alto para o desenvolvimento de transtornos alimentares
  • de 5% a 20% das pessoas com anorexia morrem
  • ela geralmente aparece na adolescência ou início da vida adulta
  • o tratamento é feito com psicoterapia individual, de grupo e familiar com psicólogo ou psiquiatra e tratamento hospitalar em casos mais graves


Sou Psicóloga (CRP 12/01422), formada em janeiro de 1995 pela UFSC, no entanto o objetivo destes posts não é dar aconselhamentos pela Internet (até porque o Conselho Federal de Psicologia proíbe esta prática) e sim falar de comportamento com o intuito de informar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O MATERIAL DO BLOG É INFORMATIVO, NÃO SUBSTITUI A TERAPIA OU PSICOTERAPIA OFERECIDA POR UM PROFISSIONAL.

Psicólogia Floripa. Todos os direitos reservados © Tema criado por Lory Design Studio