segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Prevenção ao Suicídio



Segundo dados publicados pela Organização Mundial da Saúde cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo.
No Brasil o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, depois da violência e de acidentes de trânsito. 
A maior parte das pessoas que tenta o suicídio tem algum transtorno mental como a depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e anorexia. Fatores externos como brigas com familiares, cônjuges ou namorados, perda do emprego ou endividamento, perdas importantes por morte ou separação conjugal, abuso sexual e/ou situações extremamente traumáticas, além de doenças físicas crônicas, incapacitantes ou que causem dor podem servir de gatilho para o suicídio.
Existem alguns sinais de alerta sobre o risco de suicídio:
💛 Frases de alerta: “não aguento mais”, “eu queria sumir”, “eu quero morrer”, “vocês vão ficar melhores sem mim”, “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar” - não acredite no mito que a pessoa que fala sobre seu desejo de morrer só está tentando chamar a atenção
💛 Mudanças inesperadas e perda do interesse pelas atividades que antes traziam prazer
💛 Depressão ou outros transtornos mentais e consumo de álcool e drogas
💛 Isolamento social
💛 Baixa autoestima
São outros fatores de risco: gênero masculino, com idades entre 15 e 30 anos ou acima dos 65 anos, pessoas sem filhos, solteiros, separados ou viúvos, desempregados ou aposentados, trabalhadores rurais que lidam com pesticidas
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, O telefone é 188, o serviço funciona 24 horas por dia e é gratuito.
Conversar sobre o suicídio salva vidas!
Procure um psicólogo, faça terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O MATERIAL DO BLOG É INFORMATIVO, NÃO SUBSTITUI A TERAPIA OU PSICOTERAPIA OFERECIDA POR UM PROFISSIONAL.

Psicólogia Floripa. Todos os direitos reservados © Tema criado por Lory Design Studio