sábado, 14 de setembro de 2019

Sobre a depressão

Ilustração: Bia Pof

O Setembro Amarelo existe para que todos nós lembrarmos que somos vulneráveis. Todo mundo está sujeito a ter depressão ou outros transtornos mentais e todo mundo pode, um dia, se sentir tão sem esperança que enxergue o suicídio como uma forma de colocar fim ao seu sofrimento.
O que causa a depressão não é fraqueza, não é “falta de Deus”, não é preguiça, não é incapacidade de superar.
A depressão é uma doença real que é causada por vários fatores: desequilíbrio na química cerebral, fatores genéticos, traumas, negligência na infância, luto e perdas, sobrecarga de trabalho, perfeccionismo, autoestima baixa, entre outras razões...
Quem tem depressão precisa de carinho, apoio e cuidados específicos de saúde, especialmente acompanhamento com médico psiquiatra (para analisar a necessidade de tratamento medicamentoso) e psicoterapia feita com psiquiatra ou psicólogo (que deve ser feita pelo menos 1 vez por semana em todos os casos).
A depressão é uma doença complexa, que infelizmente causa a morte de milhares de pessoas todos os anos.
Se você anda sentindo uma tristeza que não passa, um desânimo diante da vida e percebe que está perdendo o prazer de fazer aquilo que você gosta, converse com seus amigos e familiares, procure ajuda especializada de um médico psiquiatra ou de um psicólogo. Se a ideia de se matar não sai da sua cabeça, ligue gratuitamente para o 188, onde um voluntário especializado do @cvvoficial pode lhe ouvir e lhe ajudar.
Se quiser me mandar uma mensagem no direct, eu também estou aqui pra escutar você.
Como diz a ilustração linda da @biapof: “se você cansar, aprenda a descansar e não a desistir”.
Não desista, lute por você mesma. Você não está sozinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O MATERIAL DO BLOG É INFORMATIVO, NÃO SUBSTITUI A TERAPIA OU PSICOTERAPIA OFERECIDA POR UM PROFISSIONAL.

Psicólogia Floripa. Todos os direitos reservados © Tema criado por Lory Design Studio